quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ARTE LYGIA CLARK - ESCULTURA DE PAPEL

ARTE LYGIA CLARK - AEE AUTISMO


 Na sala de aula com seus pares, o aluno participa da aula de Arte, recebendo orientações da professora do AEE. 
A professora do AEE faz a adaptação do recurso para facilitar a compreensão do aluno, do que está acontecendo na aula. Todo material tem que ser organizado antecipadamente para a entrar na rotina do autista.
Antes usamos as pranchas de comunicação aumentativa e alternativa - CAA, referente ao conteúdo da aula.





Biografia de 

Lygia Clark
Lygia Clark  foi uma pintora e escultora brasileira, nasceu em Belo Horizonte, em 31 de outubro de 1920; faleceu no Rio de Janeiro, em 25 de abril de 1988. Começou a estudar arte em 1947, recebendo aulas de Roberto Burle Marx e de Zélia Salgado.
Posteriormente, viajou a Paris, e passa a estudar com Arpad Szènes, Dobrinsky e Léger. A sua primeira exposição individual ocorreu  no Institut Endoplastique de Paris. Em 1952, retorna ao Brasil, e realiza importante exposição de suas obras no Ministério da Educação e Cultura.

Plano 5 (1957)
Dois anos depois, funda o Grupo Frente, se unindo a Décio Vieira, Rubem Ludolf, Abraham Palatnik e João José da Costa.  Nesta fase participa da Bienal de Veneza, o que ocorreria novamente em 1968.
Participa da I Exposição de Arte Neoconcreta, com a ideia de libertar a pintura do suporte tradicional, a tela; projetando parte da pintura sobre a moldura, como se obra quisesse conquistar mais espaços. Na sua criatividade buscou incessantemente reinventar os suportes das pinturas.

O Dentro é o Fora (1963)
Essas experimentações fizeram de Lygia Clark uma artista acima de seu tempo. Em 1968, expôs pela primeira vez no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 1972, começa a lecionar sobre comunicação gestual na Universidade de Sorbonne.
Na década de 80, começa a diminuir o seu ritmo de trabalho. Em 1986, realizava-se no Paço Imperial do Rio de Janeiro, uma retrospectiva de suas obras.
Por Fernando Reboças , InfoEscola.
 http://www.infoescola.com/biografias/lygia-clark/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário