Como identificar um aluno com altas habilidades?
Reserve alguns minutos para
listar os nomes dos alunos que logo vêm à sua mente quando você lê as
descrições abaixo. Utilize essa lista (preparada pelo MEC) como uma
"associação livre" e de forma rápida. É provável que você encontre
mais do que um estudante em cada item. Quem exibir consistentemente vários dos
comportamentos tem fortes chances de apresentar altas habilidades.
-Aprende fácil e rapidamente.
-É original, imaginativo, criativo, não convencional.
-Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.
-Pensa de forma incomum para resolver problemas.
-É persistente, independente, autodirecionado (faz coisa sem que seja mandado).
-Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.
-Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.
-Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.
-Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.
-É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.
-Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).
-Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).
-Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.
-Aprende facilmente novas línguas.
-Trabalhador independente.
-Tem bom julgamento, é lógico.
-É flexível e aberto.
-Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.
-Mostra sacadas e percepções incomuns.
-Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.
-Apresenta excelente senso de humor.
-Resiste à rotina e à repetição.
-Expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa.
-É sensível à verdade e à honra.
-Aprende fácil e rapidamente.
-É original, imaginativo, criativo, não convencional.
-Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.
-Pensa de forma incomum para resolver problemas.
-É persistente, independente, autodirecionado (faz coisa sem que seja mandado).
-Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.
-Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.
-Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.
-Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.
-É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.
-Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).
-Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).
-Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.
-Aprende facilmente novas línguas.
-Trabalhador independente.
-Tem bom julgamento, é lógico.
-É flexível e aberto.
-Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.
-Mostra sacadas e percepções incomuns.
-Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.
-Apresenta excelente senso de humor.
-Resiste à rotina e à repetição.
-Expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa.
-É sensível à verdade e à honra.
Especialistas ressaltam que
nem sempre esses alunos são os mais comportados e explicam que as altas
habilidades são divididas em seis grandes blocos:
-Capacidade Intelectual Geral: crianças e jovens assim têm grande rapidez no pensamento, compreensão e memória elevadas, alta capacidade de desenvolver o pensamento abstrato, muita curiosidade intelectual e um excepcional poder de observação.
-Aptidão Acadêmica Específica: nesse caso, a diferença está em: concentração e motivação por uma ou mais disciplinas, capacidade de produção acadêmica, alta pontuação em testes e desempenho excepcional na escola.
-Pensamento Criativo: aqui se destacam originalidade de pensamento, imaginação, capacidade de resolver problemas ou perceber tópicos de forma diferente e inovadora.
-Capacidade de Liderança: alunos com sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, capacidade de resolver situações sociais complexas, poder de persuasão e de influência no grupo.
-Talento Especial para Artes: alto desempenho em artes plásticas, musicais, dramáticas, literárias ou cênicas, facilidade para expressar ideias visualmente, sensibilidade ao ritmo musical.
-Capacidade Psicomotora: a marca desses estudantes é o desempenho superior em esportes e atividades físicas, velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora fina e grossa.
-Capacidade Intelectual Geral: crianças e jovens assim têm grande rapidez no pensamento, compreensão e memória elevadas, alta capacidade de desenvolver o pensamento abstrato, muita curiosidade intelectual e um excepcional poder de observação.
-Aptidão Acadêmica Específica: nesse caso, a diferença está em: concentração e motivação por uma ou mais disciplinas, capacidade de produção acadêmica, alta pontuação em testes e desempenho excepcional na escola.
-Pensamento Criativo: aqui se destacam originalidade de pensamento, imaginação, capacidade de resolver problemas ou perceber tópicos de forma diferente e inovadora.
-Capacidade de Liderança: alunos com sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, capacidade de resolver situações sociais complexas, poder de persuasão e de influência no grupo.
-Talento Especial para Artes: alto desempenho em artes plásticas, musicais, dramáticas, literárias ou cênicas, facilidade para expressar ideias visualmente, sensibilidade ao ritmo musical.
-Capacidade Psicomotora: a marca desses estudantes é o desempenho superior em esportes e atividades físicas, velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora fina e grossa.
Mau comportamento pode ser um sinal de
superdotação?
O histórico escolar de Louis
Pasteur, Albert Einstein, Walt Disney e Isaac Newton costuma chocar quem espera
um comportamento "exemplar". O francês responsável pelas primeiras vacinas
era mau aluno, especialmente em Química. O alemão que elaborou a Teoria da
Relatividade fugia das aulas de Matemática. O americano que criou um império do
entretenimento foi reprovado em Arte. E, durante a infância, o cientista inglês
que primeiro percebeu a gravidade teve de ser educado pela mãe porque foi
expulso da escola. Hoje, ninguém duvida de que os quatro eram superdotados, o
que ajuda a entender que nem sempre alunos assim são os mais interessados e bem
comportados em sala de aula.
O estudante com altas
habilidades costuma ter um interesse tão grande por uma das exemplo, pode ser
usada para desafiar o professor e os colegas. Mesmo os mais aplicados
dificultam a aula ao monopolizar a atenção. Muitos não querem trabalhar em
grupo por não entender o ritmo "mais lento" dos colegas. A descoberta
das altas habilidades é o primeiro passo para melhorar esses comportamentos.
Primeiro, porque muda o olhar do professor. E também porque o próprio jovem
passa a aceitar melhor as diferenças.
Fonte: FLEITH, Denise de Souza (org). A construção de práticas educacionais para
alunos com altas habilidades/superdotação: volune1: orientação a
professores.Brasilia: Ministério da Educação,Secretaria de Educação Especial,2007.
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