Boa leitura!
Li e trouxe para partilhar com as professores da Sala de Recursos Multifuncionais.
O que é PECS?
Você já ouviu falar do PECS. Mas você sabe o que ele realmente é? O Picture Exchange Communcation System (PECS) ou, em
português, Sistema de Comunicação por Troca de Figuras, consiste em um
método para ensinar pessoas com distúrbios de comunicação e/ou com
autismo, a comunicarem-se de forma funcional por intermédio da troca de
figuras.
O PECS foi desenvolvido em 1985 por Andy Bondy, Ph.D.
e Lori Frost, MS, CCC-SLP. O protocolo baseia-se na investigação e na
prática dos princípios da ABA (sigla em inglês para Análise
Comportamental Aplicada). Ele inclui seis fases e também as estratégias
para a introdução de atributos (cor, tamanho, preposição, entre outros).
Nos últimos dez anos, a sigla PECS tornou-se bem conhecida. Embora
muitas pessoas tenham ouvido falar de PECS, existem muitos mitos e
ideias errôneas sobre o que é o PECS. Abaixo estão alguns dos mitos e
falsas crenças.
PECS sendo mostrado para criançaMito 1: Se usarmos figuras de qualquer tipo estamos usando PECS.
Muitas vezes, o uso de figuras para auxiliar na compreensão de
instruções verbais ou como suportes visuais (por exemplo, em rotinas ou
agenda) é rotulado como PECS. Reconhecemos que essas habilidades são
importantes, porém isso não é PECS.
O PECS propicia essencialmente a
comunicação expressiva isto é, dá às pessoas que apresentam
dificuldades de comunicação uma forma funcional de expressar suas
necessidades, escolhas e vontades. As pessoas aprendem a usar figuras
para se comunicar expressivamente.
Mito 2: Usando o PECS o desenvolvimento da fala será inibido.
Em vez de dificultar o desenvolvimento da fala, o PECS irá promovê-la.
Pesquisas indicam que quando o PECS é implementado, a fala pode emergir
em muitas pessoas. Elas primeiro aprendem ‘como’ se comunicar, ou seja,
quais são as regras básicas da comunicação e, em seguida, o uso da fala é
promovido através de oportunidades (utilizando altos níveis de
reforçadores), fornecendo condições ideais para o aparecimento e
desenvolvimento de vocalizações.
A fala é um dos resultados do uso
do PECS, entretanto, ela não pode ser garantida. Para aquelas pessoas
que não desenvolvem a fala, o PECS fornece um sistema de comunicação
alternativo excelente e essa aprendizagem pode ser transferida para o
uso de aparelhos de alta tecnologia.
Mito 3: O PECS é apenas para pessoas que não falam.
O PECS fornece um sistema de comunicação muito eficaz para pessoas que
não falam e também ensina habilidades importantes para aquelas que
falam. O PECS estimula o desenvolvimento da fala e ainda fornece as
ferramentas necessárias para o aprendizado de habilidades de
comunicação, iniciação e linguagem.
O PECS enfatiza o
ensinamento de como uma pessoa se aproxima da(s) outra(s) para iniciar a
comunicação interativa. Muitas pessoas são capazes de falar usando uma
gramática e um vocabulário ricos, porém só são capazes de fazê-lo se
alguém iniciar a conversa. O PECS fornece um meio para essas pessoas
aprenderem habilidades sociais e de iniciação da comunicação.
O PECS
também pode ser usado para ensinar linguagem e expandir o vocabulário.
Para pessoas que falam apenas palavras soltas mas não formulam frases
simples, o PECS pode ajudar a expandir o uso do discurso. Para aquelas
que têm vocabulário limitado a alguns tópicos, o PECS pode fornecer as
ferramentas necessárias para ampliá-lo.
Mito 4: O PECS é apenas para crianças mais novas.
O PECS tem sido usado ao redor do mundo com pessoas entre 14 meses e 85
anos, apesar de o processo de aprendizagem poder variar para pessoas de
idades diferentes e dificuldades de comunicação diversas. O PECS é um
sistema de comunicação eficaz e funcional para todas as idades.
O
PECS pode ser um sistema de comunicação alternativa (único método) para
aqueles que não falam ou um sistema de comunicação aumentativa
(suplementar) para aqueles que falam.
Para mais informações sobre PECS, visite o site www.pecs.com e confira.
Soraia Cunha Peixoto Vieira é diretora geral da Pyramid Educational
Consultants - Brazil, representante exclusiva da Pyramid (EUA),
instituição que criou o PECS.
creditos : http://www.revistaautismo.com.br/edicao-2/o-que-e-pecs
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