Apresentando alguns materiais sobre surdez e como acontece os três momentos do AEE Surdez.
O Plano de AEE inicia-se com o estudo das habilidades e
necessidades educacionais específicas dos alunos com surdez, bem como das
possibilidades e das barreiras que tais alunos encontram no processo de
escolarização. Conforme Damázio (2007), o AEE envolve três momentos didático-pedagógicos:
- Atendimento Educacional
Especializado em Libras (comunicação em LIBRAS)
- Atendimento Educacional
Especializado de Libras (Construção de Conceitos em Libras, a
significação)
- Atendimento Educacional Especializado de Língua Portuguesa. (ensino
de Língua Portuguesa Escrita)
De acordo com o Decreto 5.626, de 5 de dezembro de
2005, as pessoas com surdez têm direito a uma educação que garanta a sua
formação, em que a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa,
preferencialmente na modalidade escrita, constituam línguas de instrução, e que
o acesso às duas línguas ocorra de forma simultânea no ambiente escolar,
colaborando para o desenvolvimento de todo o processo educativo.
No Brasil, a Libras
Reconhecida pela Lei 10.436/2002, é entendida
como a forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de
natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema
linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de
pessoas surdas do Brasil.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA PESSOAS COM
SURDEZ
O AEE para alunos com surdez, na perspectiva
inclusiva, estabelece como ponto de partida a compreensão e o reconhecimento do
potencial e das capacidades dessas
pessoas, vislumbrando o seu pleno desenvolvimento e aprendizagem. O
atendimento as necessidades educacionais específicas desses alunos é
reconhecido e assegurado por dispositivos legais, que determinam o direito a
uma educação bilíngue, em todo o processo educativo. (Damázio, 2010,p.9)
As línguas de sinais são línguas naturais e
complexas que utilizam o canal visual-espacial, articulação das mãos,
expressões faciais e do corpo, para estabelecer sua estrutura. Todas as
línguas são independentes umas das outras e as línguas de sinais possuem
estruturas gramaticais próprias, compostas de aspectos linguísticos: fonológico,
morfológico, sintático e semântico - pragmático.
Sistemas de Classificação
São
conjuntos de elementos visuais, entre os quais se podem encontrar ou definir
relações para a visualização da imagem mental. Essa comunicação não-verbal, a
icônica, não fala apenas no plano consciente, mas, consegue chegar às
profundezas do inconsciente.
Baseando-se em
sistemas de classificação, os surdos visualizam uma imagem mental configurando
com as mãos, e retratam a imagem para manter uma comunicação com mais clareza
de detalhes. Os traços essenciais desses sistemas com movimentos e ritmos de
imagens, articulados num ícone apresentam relações análogas para a comunicação,
que é formada a partir de cortes, descrição de um objeto, pedaço de uma cena ou
ação, e as relações de umas com as outras, formando um painel de mosaicos com
fluência e ritmo.
Formação realizada no CMAI, Goiânia, 26 de outubro em 2012.
Referências:
A
Imagem do Pensamento - Editora Escala ALVEZ, Carla Barbosa.
A
Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na
escolarização de pessoas com surdez / Carla Barbosa Alvez, Josimário de
Paula Ferreira, Mirlene
Macedo Damázio. -
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]:
Universidade Federal do Ceará, 2010.v. 4. (Coleção
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)
Instituto
Nacional de Educação de Surdos – INES, Vídeos:
Histórias, contos, fábulas.
https://www.youtube.com/watch?v=DpoTMjs9S1I https://www.youtube.com/watch?v=5mMiQR9Dr9c https://www.youtube.com/watch?v=JYBZ_NA5sMs&feature=related https://www.youtube.com/watch?v=iRkZrz1N3Yg&feature=related
SILVA,
Alessandra da. Deficiencia
Auditiva/
Alessandra da Silva, Cristiane Vieira de Paiva Lima, Mirlene
Ferreira Macedo Damázio. –
Brasília: MEC/SEESP,2007.(Atendimento Educacional
Especializado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário