sexta-feira, 19 de abril de 2013

MÉTODO TEACCH - Atividades de Estimulação para autistas



MÉTODO TEACCH

(Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children)

Em português significa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação.

Na Terapia comportamental, o programa TEACCH (treatment and Education of Autistic and related Communication handicapped CHildren) criado em 1971 por Eric Schopler e seus colaboradores da Universidade de Chapel Hill na Carolina do Norte, é um programa de tratamento e educação para as crianças de todas as idades com autismo e problemas relacionados com a comunicação (Schopler, 1989). Este programa desenvolveu-se a partir do projeto de uma investigação elaborada em 1966 que se destinava a instruir aos pais técnicas comportamentais e métodos de educação especial que respondessem às necessidades dos seus filhos (Schopler, Reichler e Lansing, 1980).  

É imprescindível que o professor manipule o ambiente do autista de maneira que comportamentos indesejáveis desapareçam ou, pelo menos, sejam amenizados, e condutas adequadas recebam reforço positivo.

Trabalha-se a linguagem receptiva e a expressiva. São utilizados estímulos visuais (fotos, figuras, cartões), estímulos corporais (apontar, gestos, movimentos corporais) e estímulos audiocinestesicovisuais (som, palavra, movimentos associados às fotos) para buscar a linguagem oral ou uma comunicação alternativa. Por meio de cartões com fotos, desenhos, símbolos, palavra escrita ou objetos concretos em sequência (potes, lego, etc.), indicam-se visualmente as atividades que serão desenvolvidas. Os sistemas de trabalho são programados individualmente e ensinados um a um pelo professor. As crianças autistas são mais responsivas às situações dirigidas que às livres e também respondem mais consistentemente aos estímulos visuais que aos estímulos auditivos.


 

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