MÉTODO TEACCH
(Treatment and Education of Autistic and related
Communication-handicapped Children)
Em português significa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças
com Déficits relacionados com a Comunicação.
Na Terapia comportamental, o
programa TEACCH (treatment and Education of Autistic and related Communication
handicapped CHildren) criado em 1971 por Eric Schopler e seus colaboradores da
Universidade de Chapel Hill na Carolina do Norte, é um programa de tratamento e
educação para as crianças de todas as idades com autismo e problemas
relacionados com a comunicação (Schopler, 1989). Este programa desenvolveu-se a
partir do projeto de uma investigação elaborada em 1966 que se destinava a
instruir aos pais técnicas comportamentais e métodos de educação especial que
respondessem às necessidades dos seus filhos (Schopler, Reichler e Lansing,
1980).
É imprescindível que o
professor manipule o ambiente do autista de maneira que comportamentos
indesejáveis desapareçam ou, pelo menos, sejam amenizados, e condutas adequadas
recebam reforço positivo.
Trabalha-se a linguagem
receptiva e a expressiva. São utilizados estímulos visuais (fotos, figuras,
cartões), estímulos corporais (apontar, gestos, movimentos corporais) e
estímulos audiocinestesicovisuais (som, palavra, movimentos associados às
fotos) para buscar a linguagem oral ou uma comunicação alternativa. Por meio de
cartões com fotos, desenhos, símbolos, palavra escrita ou objetos concretos em
sequência (potes, lego, etc.), indicam-se visualmente as atividades que serão
desenvolvidas. Os sistemas de trabalho são programados individualmente e
ensinados um a um pelo professor. As crianças autistas são mais responsivas às
situações dirigidas que às livres e também respondem mais consistentemente aos
estímulos visuais que aos estímulos auditivos.
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